quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mãe, o que é o Apartheid?


Mãe, o que é o Apartheid? – pergunta curiosa uma criança de 7 anos que observa a banca de jornais e descobre uma palavra estranha, nova no seu vocabulário.

Silêncio. Esta é a resposta que recebe da sua mãe de 30 anos. Será ignorância ou puro desconhecimento?

No dia em que ocorrem eleições decisivas na África do sul, ainda há pessoas que não sabem o que é o apartheid ou que ouviram a expressão mas nunca quiseram saber o que significava. Conhecem a figura de Nelson Mandela mas ainda não perceberam porque é tão importante e tão adorado.
Como podemos nós ignorar de forma tão obscena aquilo que nos rodeia e a história daqueles que nos antecederam e que fazem do mundo aquilo que ele é actualmente.
Como podemos continuar a ignorar as pessoas que lutaram pelos seus direitos, pelos direitos de uma etnia e pelo caminho construíram as bases e solidificaram a sociedade actual.
Para muitos , valores como a liberdade de imprensa e a independência da justiça são dados adquiridos , nunca viram, nunca temeram, nunca tiveram de lutar contra a aplicação da pena de morte (abolida apenas em 1995 na África do Sul) , logo não dão importância ás mesmas. Estas são as pessoas que só dão valor a algo quando o perdem.
Só esperamos que os seus direitos não sejam barbaramente violados e tenham de lutar como as tribos africanas ainda o fazem em diversos países daquele continente.



Apartheid - ("vida separada") é uma palavra de origem afrikaans, adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os restantes povos eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente, em 1994 foram realizadas eleições livres.
O primeiro registro do uso desta
palavra encontra-se num discurso de Jan Smuts em 1917. Este político tornou-se Primeiro-ministro da África do Sul em 1919. Tornou-se de uso quase comum em muitas outras línguas. As traduções mais adequadas para português são segregação racial ou política de segregação racial.


Para mais informações sobre este tema: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid

Sem comentários: