sábado, 7 de junho de 2008

Telejornais do Séc. XXI

Ai saudades dos tempos idos onde o telejornal tinha uma ordem de apresentação de noticias por grau de importância.
Podíamos sempre contar com as noticias Nacionais, Internacionais, artes e tempos livres e por fim desporto. Conclusão optávamos pelo que queríamos ver e sabíamos em que parte poderíamos ir adiantar o jantar ( por ex.) .
Hoje em dia nada disto é possível. A noticia de abertura , a supostamente mais importante, é sempre um tema descabido ou para variar uma reportagem sobre a cor das cuecas do Quaresma no 1º jogo do Euro ou mais uma vez a escandaleira do apito dourado que todos os dias parece ter uma evolução ou não mas parece que para alguns tem piada ver e rever até á exaustão os discursos deprimentes de Pinto da Costa ou de Valentim Loureiro.
No que toca ás novidades económicas, politicas, Internacionais os espectadores interessados tem direito a 10 minutos ( tempo total) para apresentação de todas elas; no s temas de escandaleira social dignos das revistas cor de rosa ou dramas locais como o da idosa de vale dos perdidos que perdeu o cão tem a duração de 20 minutos e a restante hora do telejornal dedicada ao desporto ou melhor a algo que deveria ser desporto mas que vai incidir em desfiles de moda e de joalharia, respostas parvas e desarticuladas de criaturas sem escolaridade que nem uma frase completa sabem construir a perguntas banais e que nem resposta merecem, mas há que trabalhar para encher a “chouriça de soja” que é 1 hora de noticias sobre algo que se define no máximo em 15 minutos.
Aos fins de semana nem se fala, apesar de acontecerem novidades pelo mundo fora temos direito a ver as noticias repetidas da hora de almoço ou mesmo da noite anterior , interrompidas por directos histéricos sem motivo nenhum de interesse.

Onde está informação de qualidade? Onde está a educação televisiva? Onde está o programa que criava a coesão familiar ( não, não estou a falar de novelas brasileiras)? Eu sei que o mundo real é cruel e é muito mais giro sonhar com uma taça num campeonato de futebol, mas não devemos enfiar a cabeça na areia, afinal não é essa taça que vai acabar com a fome no mundo, com preço do petróleo ou mesmo acabar com a guerra no Afeganistão.

Nota: as 20 Horas,horas de dar o telejornal, chegaram e passaram e nada de aparecer o pivot, outro programa mais importante estava a passar nesta hora. será que adivinham qual é??

Sem comentários: