
E por falar em patriotismo e orgulho nacional quantos de vocês já assinaram a petição contra o Acordo ortográfico???
Tão poucos???
Ah já percebi..... então aqui vai o link para a petição:
E para aqueles que decidiram durantre um mês serem portugueses e usarem a bandeira ao pescoço, aqui vai o seu significado ( este sim deveria ser motivo do vosso orgulho nacional):
Branco: "uma bela cor fraternal, em que todas as outras se fundem, cor de singeleza, de harmonia e de paz,, e sob ela, "salpicada pelas quinas (...) se ferem as primeiras rijas batalhas pela lusa nacionalidade (...). Depois é a mesma cor branca que, avivada de entusiasmo e de fé pela cruz vermelha de Cristo, assinala o ciclo épico das nossas descobertas marítimas".
Vermelho: por ser a cor combativa, quente, viril, por excelência. É a cor da conquista e do riso. Uma cor cantante, ardente, alegre (…). Lembra o sangue e incita à vitória".
Verde:rebuscada da preparação e consagração da Revolta de 31 de Janeiro de 1891, a partir da qual o verde terá surgido no "momento decisivo em que, sob a inflamada reverberação da bandeira revolucionária, o povo português fez chispar o relâmpago redentor da alvorada".
Esfera armilar: ela consagra "a epopeia marítima portuguesa... feito culminante, essencial da nossa vida colectiva".
Esfera armilar: ela consagra "a epopeia marítima portuguesa... feito culminante, essencial da nossa vida colectiva".
Quinas: perpetua e consagra "o milagre humano da positiva bravura, tenacidade, diplomacia e audácia que conseguiu atar os primeiros elos da afirmação social e política da lusa nacionalidade".
Castelos: "dever rodear o escudo branco das quinas por uma larga faixa carmezim, com sete castelos", considerando estes um dos símbolos "mais enérgicos da integridade e independência nacional".
Bandeira Nacional, símbolo da soberania da República, da independência, unidade e integridade de Portugal, é a adoptada pela República instaurada pela Revolução de 5 de Outubro de 1910.
Sem comentários:
Enviar um comentário