quinta-feira, 5 de junho de 2008

Estupidez Nacional ou Patriotismo esacerbado


Já muito foi dito sobre a lastimável demonstração de "orgulho nacional" na televisão portuguesa no passado domingo 1 de Junho de 2008, mas mesmo assim quero dar a minha contribuição.

Acho que pela 1ª vez na vida dei graças ás entidades divinas pelo facto de ter de trabalhar ao fim de semana e não ter feito parte da maioria de portugueses que desejava ver um programa de televisão como deve de ser num domingo á tarde ( sim muitos ainda não desistiram dessa utopia, um bom programa de TV ao fim de semana).

Este fanatismo pela selecção deixa-me doente. Não sou nem nunca fui apreciadora de futebol, mas vivo com alguém completamente fanático pelo pseudo desporto Rei, pelo que assisto ao vivo e em directo a várias reacções que para mim são dignas de estudo ( cujo titulo seria mais ou menos "o espécime humano em estado orgásmico/depressivo face á prestação desportiva de outrem"), no entanto, já por várias vezes tentei fazer parte daquele mundo. Faz parte de uma relação tentar perceber e partilhar algumas preferências da nossa cara metade.


Conclusão: ainda bem que a minha relação não dependia disto.

Para mim não faz sentido o histerismo, as bandeiras na janela, as caras pintadas, o choro inconsolável, os lenços/bandeira no pescoço de pessoas que nem sabem sequer quando vai ser o jogo, nem sequer vão assistir.


Tira-me completamente do sério o fanatismo pelos jogadores, a maioria seres humanos horríveis, pedantes, convencidos que se calham a ter um azar na vida e deixam de jogar, ficam literalmente na m...., sem nada nem ninguém em quem se apoiar.


Mas o pior se calhar nem são eles, são aquilo que as revistas , jornais e TV fazem deles. Voltando ao inicio domingo foi uma mancha na história da TV portuguesa.


É uma vergonha que o povo que passa o ano todo a falar mal do pais, só se sinta orgulhoso com estas coisas vãs, que em nada enaltecem uma nação.


Mais triste ainda é assistir a estas demonstrações de estupidez nacionalista. Eles vão jogar futebol, não vão salvar o mundo. Vão fazer aquilo para que são pagos e muito bem pagos, nenhum deles abdicou de um cêntimo de ordenado para acabar com a crise do arroz, nenhum abdicou de abastecer um dos seus vários carros ( que consomem mais num dia do que uma família numa semana) para apoiar os pescadores em risco.


Eles não são ninguém e ganhem ou não a prova em questão nada vai alterar o facto de os portugueses estarem cada vez mais pobres , sem poder de compra e sem orgulho pela sua nacionalidade.


O pior é que no passado domingo, foi dia da criança. Sabiam??? E muitas crianças nem tiveram atenção dos pais nesse dia, devido ao "fantástico programa" que estava a passar na TV. Quantas delas poderam ir passear ao parque ou á praia, passear de bicicleta ou comer um gelado?? E não não vale ter levado a criança para o meio da multidão histérica e inconsciente que estava no aeroporto.


Mais uma vez me questiono se é este o futuro que queremos dar aos nosso filhos.

Exemplos de patriotismo sem nexo, falta de atenção porque vai passar um jogador do Benfica ou do Sporting e é muito mais importante ter o seu autografo do que apanhar o seu filho que caiu e está a ser pisado pela multidão enlouquecida, fecha-lo dentro de casa porque se quer ver os brincos novos do Quaresma e não lhe permitir praticar um desporto que adora porque é no futebol que esta o futuro.


Poupem-me.

Esta última semana fiquei cansada do mundo em que vivo. tanta ignorância á minha volta sufoca-me.

Acordem...Existe um mundo lá fora e mesmo que não queiram fazer parte dele porque não é cor de rosa, pelo menos não coloquem as vossa crianças numa redoma e as "entupam" com banalidades que em nada as beneficiaram no seu futuro.


2 comentários:

Esmeralda Fernandes disse...

O Futebol é um Desporto fascinante.
O que enoja,"a mim tambem"´´e a Ma-
quina do Marqueting que está por
de tráz a fazer milhões e a facturar milhões! È como a galinha
dos ovos de Ouro.Mas não é só no
Futebol,existe em muitos outros
desportos,talvez até bem piór como
no Hipismo!Já agora e nas Passere-
les?Não existe nada mais futil e
no entanto arrasta milhões!!!

Esmeralda Fernandes disse...

Eu pessoalmente gosto de Futebol
e tambem vibro com os exitos do
meu FCP.E tambem fiquo triste com
as derrotas.Mas isso existe em
todos os Desportos.No futebol é
mais visivel e mais enpolgado por
ser um Desporto de massas,porque
na realidade é mesmo fascinante.
melhor que aquelas subnutridas a
cambalearem para tráz e para a
frente, pedradas,e ganham Fortunas!