Mais uma vez um jornal diário tentou sondar o povo português, em busca da famosa sabedoria popular tão louvada . Desta vez a questão seria qual a personalidade da actualidade que motivava ao orgulho de nacional de cada um.
Infelicidade a minha e de outros leitores que tiveram de ler a mesma resposta várias vezes e sempre com a mesma justificação infundada – Cristiano Ronaldo, porque ganha muito dinheiro e reconhecem-no no estrangeiro.
Mais uma vez ficou nacionalmente comprovada a falta de informação ou mesmo a ignorância do povo em relação ao que se passa á sua volta. Mais uma vez uma figura que nada de importante faz ou alguma vez fez na sua vida é imagem de marca da nossa pequena nação.
Já repararam no exemplo de pobreza de espírito e pobreza cultural que demonstramos ao afirmar uma coisa destas?
Será muito difícil assumir que somos muito mais do que futebol, futebol e futebol? ...Sim porque até o fado e Fátima já foram relegados para 5º plano.
Ou será que o povo é totalmente desinteressado e desinformado ao ponto de não saber que existe um português detentor de um prémio Nobel de literatura; um português presidente da Comissão Europeia entre outros.
Será difícil admitir a importância de figuras do mundo do cinema, da literatura, da ciência, da moda, da politica e de outros desportos que não o futebol. Sim, eles existem. Eles já são distinguidos pelos restantes países do mundo, mas chegam á sua terra natal e o que acontece? Caiem no vazio da indiferença, num total e completo anonimato só possível devido á ignorância dos seus compatriotas.
Por muitas vezes ouvi criticar as condecorações entregues pelo Presidente da República no dia de Portugal, por todo o lado se critica que estas são entregues a desconhecidos e não a portugueses reais.
Agora pergunto, quem emite tais opiniões sabe quem são os portugueses reais, ou está a falar dos restantes membros da selecção nacional? E será que estas pessoas alguma vez se deram ao trabalho de fazer uma pequena pesquisa no vasto mundo da Internet para tentar descobrir quem são os condecorados pelo PR ? Ou mesmo ler algum jornal ( a sério) para estar informado?
Uma coisa é certa, os jogos olímpicos 2008 estão quase a rebentar e durante alguns meses os portugueses vão ouvir novos nomes e comentar novas habilidades ou falta delas. Talvez tenhamos sorte e os cartazes publicitários variem um pouco de imagem e quiçá tenhamos ainda direito a ver noticias sobre pessoas diferentes nos telejornais nacionais.
E ainda mais remotamente, talvez consigamos ver algumas reportagens sobre os jogos paralimpicos 2008 e aí sim ver portugueses que dão o melhor de si, se excedem a todos os níveis e inclusivamente o fazem sem qualquer apoio quer do estado quer do povo português.
Sem comentários:
Enviar um comentário