sábado, 19 de julho de 2008

Porque te calas?

Sim o titulo está correcto. Porque te calas pergunto a todas as mulheres.
Frequentemente se vêm mulheres de costas curvadas e olhares vazios, muitas delas vivem frustradas com a sua vida familiar, social e laboral mas nada fazem para mudar a sua postura.

O maior erro destas mulheres é sufocarem os seus sentimentos, anularem as suas vontades em prol de terceiros ( sejam estes quem forem). Porquê as mulheres ainda se calam?
O marido não ajuda nas tarefas domésticas, não cuida dos filhos, não tem emprego e o que faz a mulher... depois de um dia de trabalho que é imperativo para o sustento do orçamento familiar, tem ainda de passar no supermercado, fazer o jantar e as tarefas domésticas, cuidar dos filhos das sua educação e higiene e possivelmente ainda servir ao marido um digestivo pós jantar.
O marido tem ainda o direito de gastar a maior parte do orçamento familiar nos seus vícios pessoais ( cigarros, bebidas com os amigos; jogas de futebol, etc...) enquanto que a mulher continua ficar fechada em casa aos fins de semana a fazer mais tarefas domésticas, a cuidar da educação dos filhos, e no fundo a morrer estúpida.
Continuo a questionar-me o porque desta submissão que me deixa completamente fora de si. Um apelo que faria ás mulheres seria “ deitem cá para fora tudo o está entalado na vossa garganta”, o que iríamos ouvir seria:
- Queres tabaco? Vai trabalhar para o pagar?
- Queres ir ver a bola? Óptimo, levas os teus filhos. Eu vou ao cinema?
- Queres ir para os copos com os amigos? È bom que estejas em casa as 18H. Porque é há hora que vou sair.
-Queres jantar agora? Já? Tivesses levantado o rabo do sofá e tivesses feito o jantar. Agora esperas porque eu vou relaxar, tomar um duche e brincar com os meus filhos.
- Queres ir para o Algarve ter com os teus amigos no fim de semana para a concentração motard? Vai. Eu vou com as crianças passear.
- Queres a camisa azul passada? A tábua e o ferro de engomar estão no sitio do costume.
E tantas outras. Estas pequenas frases seriam libertadoras para a maioria das mulheres. As mulheres não são capachos de ninguém, são seres com, necessidades e direitos e que dispõe de todos os meios para atingirem os seus objectivos.
Mas a 1º coisa que tem de perceber é que se não se valorizarem e lutarem pela concretização dos seus desejos, nunca ninguém o vai fazer por elas. Em 2ª lugar, se não se impuserem não chegam a lado nenhum. E em 3ª ninguém, mas mesmo ninguém terá o direito de as criticar e diminuir apenas porque lutam pelos seus interesses.


O homem é apenas um homem e não um Deus. Pode e deve ouvir a palavra não várias vezes na sua vida. Se quer uma criada para toda a vida pode perfeitamente ficar solteiro e a viver em casa dos pais e ser totalmente mimado, certamente que devoção por parte da sua mãe não lhe vai faltar e lá não chateia ninguém.

Este texto pode parecer feminismo, mas não é. È simplesmente um apelo a todas as mulheres que se sentem escravas da sua própria vida e vivem presas nas garras da depressão. Está na hora de tomarem as rédeas da vossa própria vida.... Afinal meninas boas vão para o seu e as más vão para todo o lado.

Sem comentários: