sábado, 6 de fevereiro de 2010

Obsessões: Vampiros


É incrível como são cíclicas as obsessões do homem.
Dinaussauros, Imortais, Vampiros, Fim do mundo, catástrofes naturais, extraterrestres, grandes assassinos da história,princesas, fadas e bruxas, guerras mundiais e tantos outros temas são esmiuçados brutalmente através de livros, TV e pela industria cinematográfica.
O pior é que assim que é lançada a moda do ano esta não mais para de crescer em todo o lado.
Ora veja-se a moda actual: Vampiros.
Começam por ser abordados nos livros da série Twillight e dai é sempre a subir. Vieram os filmes e todo o merchandising envolvente e depois o "Tuga" especializado em coisas originais faz duas novelas com base nos filmes.
Como se já não bastasse o ridículo das novas séries de "Morangos com açúcar" a querer fundir os filmes "Fame" e "High school musical " da forma mais básica possível, ainda temos de bombardeados por vampiros plagiados.
O que é que se passa no mundo?? Como queremos nós educar crianças de forma a serem originais e inovadores, quando nós adultos plagiamos tudo o que nos é trazido pela industria de entertenimento norte -americana.
Bem, mas isso é uma outra questão. Voltando aos vampiros.

O que será que atrai as massas para o culto do vampirismo. Será a ideia de juventude, beleza e vida eterna? Serão os poderes sobre humanos? A vida noctívaga? A sede de Sangue?
Serão todas as anteriores combinadas?
Eu confesso ...Adoro vampiros. Sempre adorei, mas para mim o que mais me atrai nestes personagens é mesmo a ideia de viver durante séculos.
Não, não é a ideia de vida eterna, é a ideia de conhecimento eterno e total.
Já imaginaram o que seria viver durante séculos e presencia "in loco" todos os acontecimentos que formaram a actual Ordem Mundial??
Já imaginaram a riqueza que seria poder falar com uma criatura que tivesse presenciado guerras mundiais, a construção do muro de Berlim e posteriormente a sua queda?! Alguém que tivesse presenciado a construção de obras magnanimas como a muralha da china, as pirâmides do Egipto, o canal do Panamá, a torre de Piza?! Alguém que tivesse presenciado a inquisição , os descobrimentos, a instauração de repúblicas.
É isto que a mim me fascina acima de tudo. Adorava conhecer alguém com quem pudesse passar horas, meses, anos apenas a "beber" das suas palavras o conhecimento de séculos de vivência.

Parece loucura?! Há bem piores acreditem. Mas pelo menos eu sei que há uma forma saudável de conseguir atingir o meu sonho.
Não é falando com uma criatura imaginária, mas sim fazendo-me acompanhar por outras personagens. Umas mortas, outras nem tanto. umas que conheci através da TV outras cujas entrevistas me fascinaram. Umas acreditam em reencarnação e almas gémeas, outras acreditam na ciência e na lógica, mas todas elas tem algo em comum...escreveram um livro e esse livro é o meio de transporte que as levará á imortalidade.
E é também esse o meio de transporte que eu amo até á loucura...mas isso também é outra história.

Sem comentários: