segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Causa e Efeito

Causa e efeito, uma das melhores teorias já desenvolvidas.

Em tempos aprendi a por-me mais em causa.
Sim, porque é muito fácil lamentarmos-nos e deitarmos as culpas da nossa insatisfação para cima dos outros, mas os único e exclusivos culpados dos nossos infortúnios somos nós mesmos.

Há alguns dias questionei uma amiga ( no contexto da situação que deu origem ao texto desabafo) porque razão seria que eu só atraia pessoas abusivas para o meu circulo de conhecimentos? Automaticamente cai em mim e fez-se luz. Há vezes em que basta proferirmos a duvida em voz alta para atingir-mos a iluminação.
A culpa é minha. Tenho a mania que vou conseguir fazer o melhor por certas pessoas, tenho a plena convicção que as vou conseguir mudar, motivar, inspirar, etc.

HHHHHHHHEEEEEEEEEEE!!!! Errado.

Ninguém muda a não ser que queira. Cem pessoas podem apontar para o mesmo defeito de um individuo, mas enquanto ele não tomar consciência por si do seu defeito NUNCA o irá corrigir.

Podemos tentar muda-lo na mesma? Podemos, Podemos TENTAR. Qual vai ser o resultado? uma total e profunda drenagem da nossa energia vital.

As pessoas que não querem mudar, geralmente porque acham que são as melhores , as mais espertas, as mais competentes etc..., vão continuar com essa convicção até perderem tudo , mas até lá vão drenar a energia de quem está por perto e nós com a nossa mania de tentar ajudar somos os primeiros a sofrer.

Porque é que eu atraio apenas pessoas de M..... para a minha vida? Porque sou burra. Porque tenho de me mentalizar que nem todos os seres humanos são bons e tem valores. Porque também eu falho... afinal sou apenas e só humana.

Sem comentários: