quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Propriedade do Ricardo"

As pessoas não param de me impressionar.
Na mesma semana em que um canal de televisão nacional emite uma reportagem sobre mulheres emancipadas que são solteiras , vivem sozinhas e vivem apenas para si mesmas e para satisfazerem apenas os seus sonhos e desejos ( mas este será um tema para outra conversa) vejo a passear na rua , uma jovem de não mais de 15 anos, rodeada pelas amigas e com uma folha A5 colada á camisola que diz " Propriedade do Ricardo".

O meu pensamento instantâneo foi - "Suicida-te" - mas depois fiquei a pensar no assunto.
Que estamos a criar uma geração miserável, sem princípios, sem ideias próprias, sem bases morais, religiosas, politicas e acima de tudo intelectuais, isso já eu sabia.
Mas interrogo-me até que ponto podem os pais fechar os olhos e permitir que os filhos façam esta figura na rua.
Alguns poderiam até dizer que é algo bonito, uma pura demonstração de amor ainda infantil, vão crescer etc...
Mas eu não vejo as coisas dessa forma. Entristece-me profundamente este deserto intelectual da nova geração, mais ainda quando sei que o mesmo tem origem nos próprios pais.
Nos pais sim, que mesmo inconscientemente imprimem as suas frustrações e "traumas" de infância nas crianças. O vazio das suas vidas que consideram fúteis e inúteis ( mas que nada fizeram para alterar) incutiram nos seus filhos uma aura de desolação, pobreza de espírito e inactividade perante as adversidades da vida.

"Propriedade do Ricardo"... se personificássemos o Ricardo, para os pais este seria sombra do passado que os atormenta, aquilo que queriam ser e não são e que ao mesmo tempo não conseguem ignorar e ultrapassar. Para os filhos " Ricardo" será a ancora que os pais representam na sua evolução natural ,com a sua influencia negativa. É a redoma em que vivem e que não lhes permite ver o mundo real.

Mas como todos os proprietários, Ricardo vai perceber como a sua posse fica desvalorizada com o tempo e a parca ou nenhuma adaptação ao mundo real e nessa altura vai retirar-se de circulação.

E agora, como ficamos ?
Como vão ficar os pais sem passado, presente e futuro que se deixaram abater e pararam de lutar, educar e criar bases para que as suas crias tivessem tudo o que merecem?!
Como vão ficar as crianças, quando se depararem no mundo real e todas as portas se fecharem e tiverem obrigatoriamente de avançar sozinhos?

É perturbador, não é?
Não creio que os "Morangos com Açúcar" tenham preparado os adolescentes para o que ai vem.

Sem comentários: