quinta-feira, 18 de março de 2010

Qual é o cheiro de África???


Durante toda a minha vida tenho ouvido histórias de África, mas no fundo nunca foi algo que me desperta-se muita curiosidade.
Ouvi histórias dos meus avós ( ambos pertencentes á Marinha Portuguesa), assimilei dados nas aulas de história, li livros uns romanceados outros nem tanto durante a minha vida académica e conheci pessoas que foram forçadas abandonar as suas posse nas ex-colónias e que tiveram de refazer as suas vidas na " metrópole".

Toda esta informação era processada e arquivada na minha memória, no entanto nos últimos meses e com a partida de duas pessoas( muito especiais para mim) para o continente africano tudo isto veio á tona.
Fui compelida a fazer pesquisas na net , a reler livros, estudar mapas e até fui buscar sebentas e apontamentos da disciplina que menos gostei na faculdade - África contemporânea - para me aproximar um pouco mais da realidade daquele continente.

Cruzei-me com uma expressão que já ouvi mil vezes, o cheiro de África.
O que é o cheiro de África? Ninguém me sabe explicar. Alguns designados retornados, dizem que é a sua memória mais forte, outros dizem que será a razão para o seu regresso, outros dizem ser um estado de espírito e que não existe cheiro nenhum especifico.
Quem lá está diz que não percebe a expressão, que não dá por qualquer diferença.

Vou ter de ir averiguar com o meu próprio nariz. Realmente os cheiros variam de pais para pais, mas isso tem tudo a ver com as especiarias, plantas, animais e clima de cada um, mas em todas as viagens que fiz nunca detectei esse cheiro que alimenta emoções , faz disparar lágrimas, alimenta sonhos e fantasias que nos faz desejar apanhar o avião neste exacto momento e inalar fundo assim que a porta do avião abrir ( não aconselho esta parte, pois no aeroporto , seja qual for o pais, vamos inalar sempre o mesmo cheiro jet fuel queimado).
Um dia, volto aqui para vos contar se realmente existe e se sim qual é o cheiro de África. Para mim, hoje, ao pensar em África penso em terra vermelha, leões e girafas, penso em Angola( a maior parte das pessoas que conheço vieram de Luanda).

Sem comentários: